Projeto no âmbito da Redução de Riscos e Minimização de Danos, composto por uma Equipa de Rua com Programa de Substituição Opiácea em Baixo Limiar de Exigência (PSOBLE), financiado pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) e pela Câmara Municipal de Matosinhos.

O projeto apresenta como objetivos estruturantes da sua ação diminuir comportamentos de risco associados ao consumo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, melhorar as condições de saúde dos indivíduos e melhorar as suas condições psicossociais e económicas, baseando a sua ação nos princípios do humanismo e do pragmatismo. Dirige a sua intervenção a consumidores de substâncias psicoativas em situação de risco, pessoas sem-abrigo e jovens novos consumidores de substâncias psicoativas, do concelho de Matosinhos.

O projeto desenvolve a sua intervenção através de uma equipa multidisciplinar, implementando Equipa de Rua com PSOBLE, Programa de Troca de Seringas, prestação de cuidados de saúde, informação e aconselhamento, criando uma resposta de proximidade. Intervém em contextos festivos no concelho e criou o MC – Metas Comunica, uma plataforma online dirigida a jovens, que pretende ser um espaço interativo de proximidade e partilha de informação e de experiências, anónimo e confidencial.

  • Os destinatários do projeto são:

    População consumidora de substâncias psicoativas em situação de risco, população sem-abrigo ou em situação de marginalidade social, frequentadores de contextos recreativos, maioritariamente jovens, jovens com novos padrões de consumo de substâncias psicoativas e novas dependências.

As principais ações do projeto são:

  • Programa de Substituição Opiácea em Baixo Limiar de Exigência – Unidade Móvel
  • Intervenção em contexto de rua – Equipa de Rua
  • Intervenção em contextos recreativos /festivos no concelho de Matosinhos
  • Implementação e dinamização de uma plataforma online – MC Metas Comunica

Quer saber mais sobre o Novas Metas?

Website

 mc.adeima.pt

Horário

Unidade Móvel
10h00 / 12h00 (dias úteis);
10h00 / 11h00 (fins-de-semana e feriados)

Social:

Facebook