Realiza acompanhamento social de famílias beneficiárias de
Rendimento Social de Inserção – RSI, decorrente de protocolo entre o Centro Distrital da Segurança Social de Matosinhos e a ADEIMA.

A intervenção centra-se na progressiva integração socioeconómica dos indivíduos autonomizando-os da medida, fomentando a promoção de várias competências: pessoais, sociais, familiares, parentais e de empregabilidade.

O acompanhamento sociofamiliar é realizado por uma equipa multidisciplinar, constituída por assistentes sociais, educadoras sociais, psicólogas e ajudantes de ação direta. A equipa tem subjacente à sua atuação a perspetiva sistémica e de proximidade de modo a produzir mudanças estruturais no percurso de vida dos indivíduos e no conjunto da família.

A metodologia da equipa baseia-se numa intervenção caraterizada por três dimensões: individual, familiar e coletiva. Estas dimensões reforçam-se e complementam-se mutuamente, procurando desconstruir cada problemática nas esferas da vida social e repensando formas de intervir em cada uma delas.

  • Os destinatários do projeto são:

    720 famílias beneficiárias de RSI, residentes nas Uniões de Freguesia Matosinhos e Leça da Palmeira, Custóias, Leça do Balio e Guifões, São Mamede Infesta e Senhora da Hora.

As principais ações do projeto são:

  • Diagnósticos sociofamiliares partilhados;
  • Intervenção multidisciplinar nos diferentes contextos da vida social dos indivíduos/ famílias
  • Acompanhamento Psicossocial tendo por base os contratos de inserção negociados;
  • Acompanhamento Psicológico;
  • Dinamização de grupos com vista ao desenvolvimento de competências pessoais, sociais, parentais e profissionais;
  • Dinamização de sessões de informação/esclarecimento com o objetivo de apoiar e promover o conhecimento nas famílias em diferentes áreas de interesse

Quer saber mais sobre o Protocolo RSI?

Morada:

Avenida Joaquim Neves dos Santos, 1060/1082
4460 – 125 Guifões

Contacto:

229 352 415 /  936 018 399
adeimaprotocolos@adeima.pt

Horário

Segunda a sexta-feira: 9h00/12h30 e 14h00/17h30