Apartamentos Partilhados

O protocolo celebrado entre a ADEIMA e a Segurança Social, para o funcionamento de apartamentos partilhados, dá resposta a 10 pessoas (em simultâneo) em situação de sem-abrigo (ou na iminência de transitar para esta situação) e visa garantir o acompanhamento psicossocial e o alojamento de caráter transitório e temporário.

Constitui-se como uma resposta de carácter transitório, que tem como objetivo final a inserção social de pessoas em situação de sem-abrigo. Através de uma equipa de apoio e acompanhamento, desenvolve ações de proximidade com recurso a estratégias de desenvolvimento e capacitação pessoal potenciadoras dos processos de integração social, identificando, rentabilizando e potenciando forças e competências promotoras de processos de mudança e de empoderamento individual.

O projeto desenvolve ainda ações de combate a estigmas e preconceitos associados à condição de sem-abrigo, através do acompanhamento psicossocial, atividades ocupacionais e dinamização de ações de informação e sensibilização.

  • Os destinatários do projeto são:

    Pessoas em situação de sem-abrigo, com prioridade para as pessoas em situação de sem-teto.

As principais ações do projeto são:

Alojamento coletivo temporário, para pessoas em situação de sem-abrigo e que não disponham de outra resposta ao nível habitacional;

Acompanhamento psicossocial e facilitação do acesso às necessidades básicas, nomeadamente ao nível da alimentação, higiene pessoal e saúde;

Promoção de competências pessoais, sociais e profissionais, a fim de favorecer a autonomização e integração em resposta de alojamento permanente.

Quer saber mais sobre os apartamentos partilhados?

Onde estamos:

Matosinhos

Contacto:

911 995 173
(preço de chamada para rede móvel nacional)

adeima@adeima.pt

Horário

Segunda-feira a sexta-feira: 9h00/13h00 e 14h00/17h00