Aprovado em Assembleia Geral, o Relatório Anual de Atividades e Contas de 2023, espelha o trabalho desenvolvido pela equipa técnica da ADEIMA.
2023 foi um ano de crescimento. Mais projetos, mais ações, mais população abrangida e também mais conquistas.
A intervenção social depara com novos desafios e novos reptos que resultam das incertezas e da volatilidade conjuntural que marcaram os últimos anos. Factos que representaram verdadeiros testes à resiliência e à capacidade de transformação e adaptação de comunidades e estruturas sociais.
Respondendo à sua missão, a ADEIMA desenvolveu em 2023 um trabalho de proximidade nos seus domínios de intervenção – emprego e qualificações, infância e juventude, proteção social e saúde – abrangendo aproximadamente 23 840 pessoas em situação de vulnerabilidade e fragilidade social.

Nos 19 projetos implementados no decurso de 2023 abrangemos:

  • 15 816 Adultos (66%) e 8 023 crianças e jovens (34%)
  • 55% das pessoas abrangidas eram do sexo feminino e 45% do sexo masculino
  • 5 162 Famílias em situação de fragilidade social

Foram ainda implementadas 57 ações de formação a que corresponderam 3 018 horas, envolvendo 430 participantes.
A nossa atuação direcionou-se à tipologia de população a que se destinava, contribuindo para atenuar alguns dos problemas identificados e priorizados no Diagnóstico Social do Concelho. Permitiu continuar a mitigar ou ultrapassar os efeitos dos desafios conjunturais que marcaram o ano, mas também continuar a garantir o acesso a direitos fundamentais como a educação, saúde, emprego e serviços.
Em 2023 destaca-se:

  • Realização de 13 654 atendimentos individuais; 5 177 visitas domiciliárias; 274 deslocações para acompanhamento a serviços de saúde, sociais ou outros tendo em vista o acesso a direitos fundamentais e a recursos da comunidade, 72 consultas de psicologia.
  • Acompanhamento sistémico, multidisciplinar e de proximidade de 5 162 famílias.
  • Envolvimento de 415 figuras parentais em ações de promoção de competências e de práticas parentais ajustadas, das quais 72% aumentou competências pessoais, sociais ou parentais.
  • Envolvimento de 2586 crianças e jovens em atividades de treino de competências pessoais, sociais e/ou sócio emocionais, das quais 92% aumentou competências.
  • Melhoria das competências escolares de 98% das crianças e jovens envolvidas nas atividades com este objetivo.
  • Estabilização familiar ou melhoria das problemáticas identificadas em 90% das crianças e jovens acompanhados que se encontram em situação de risco.
  • Negociação, aprovação e homologação de 2 042 contratos de inserção (90% dos processos RSI acompanhados); respostas a todos os pedidos da Linha Nacional de Emergência Social (com um tempo médio de resposta de 1,32 dias); respostas a todos os pedidos do Ministério Público.
  • Acompanhamento de 83 pessoas em situação de sem abrigo das quais 20 deixaram de estar em situação de sem abrigo por integrarem outra situação habitacional, 8 integraram o mercado de trabalho, 29 passaram a beneficiar de apoios sociais e/ou de serviços da comunidade e 39 integraram atividades ocupacionais e pedagógicas.
  • Acompanhamento social e orientação sociocomunitária de 100% das pessoas abrangidas pelo trabalho da equipa de rua.
  • 48 famílias abrangidas pelo serviço da Bolsa de Cuidadores, avaliação de 100% dos pedidos recebidos e integração no serviço de todos os pedidos elegíveis.
  • Integração de 318 pessoas no mercado de trabalho e acompanhamento de 64 processos de mentoria profissional.
  • Orientação/encaminhamento de 630 pessoas para ofertas de emprego e de 478 para ofertas de educação formação.
  • Certificação de 98 adultos.

A ADEIMA continuou a priorizar, na sua intervenção, os problemas sociais que pela sua complexidade exigem respostas integradas, continuadas e de proximidade, continuando a ser a participação um fator-chave na mobilização, envolvimento e ativação dos nossos públicos.
Para o futuro olhamos com a mesma responsabilidade de continuar a inovar, mantendo o foco na nossa missão – a promoção da coesão e inclusão social no Concelho.