Consciente dos desafios cada vez mais exigentes decorrentes dos problemas sociais, da importância do trabalho em rede e da necessidade de inovar nas formas e metodologias de intervenção, a ADEIMA candidatou ao Plano de Ação das Operações Integradas dos Territórios de Intervenção (PAOITI), financiado pelo PRR, três operações – Literacia, Capacitação e Inclusão e SAF – Serviço de Apoio à Família.  As operações enquadram o Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto e respondem a necessidades específicas de grupos definidos como especialmente vulneráveis. O financiamento foi aprovado e as atividades previstas já iniciaram.

A Operação Literacia surge como uma resposta de educação, formação e capacitação dirigida a pessoas adultas com baixos níveis de escolaridade, constituindo-se como uma oportunidade de aprendizagem ao longo da vida. Engloba duas ações: +Literacia e Academia +Literacia e visa pela sua ação contribuir para o aumento dos níveis de literacia da população do concelho de Matosinhos, de modo a potenciar os níveis de cidadania; orientar e apoiar na integração em ofertas de educação e formação subsequentes, e/ou integração profissional, contribuindo ainda para a promoção do envelhecimento ativo, positivo e saudável, minimizando o impacto do isolamento social.

A Operação Capacitação e Inclusão é uma resposta orientada para pessoas em idade ativa e/ou em situação de desemprego; pessoas com diversidade funcional/deficiência e entidades empregadoras. Pela sua ação visa desenvolver um trabalho integrado de capacitação da população ativa e/ou desempregada em áreas de competência-chave, de agentes de serviços e de respostas públicas/sociais. Concorre igualmente para aumentar a empregabilidade das pessoas com diversidade funcional/deficiência e apoiar as organizações nos processos de recrutamento, pré-seleção e pós-colocação das pessoas com diversidade funcional/deficiência, mediante a implementação de processos de mentoria e coaching profissional.

O SAF – Serviço de Apoio à Família pretende responder a uma outra dimensão do Diagnóstico Social do Concelho e assume como objetivo a promoção do bem-estar de crianças/jovens e do seu núcleo familiar, mediante o desenvolvimento de atividades que promovam a capacitação das famílias ao nível do desenvolvimento de competências parentais, pessoais e/ou sociais. O SAF da ADEIMA disponibiliza uma intervenção de proximidade com famílias em situação de risco/vulnerabilidade e multidesafiadas, integrando três vertentes de atuação: Serviço de Apoio à Família (em meio natural de vida); intervenções coletivas e intervenção psicológica.

Foi ainda candidatado e aprovado com financiamento do PRR o Projeto Local Promotor de Qualificações B1/B2/B3. Trata-se de uma resposta direcionada a pessoas adultas com qualificações inferiores ao 9º ano e que necessitam de melhorar as suas competências de literacia através de percursos de qualificação que conduzam a uma certificação de nível B1 (1.º ciclo do ensino básico), B2 (2º ciclo do ensino básico) ou B3 (3º ciclo do ensino básico).Trata-se de um projeto que, à semelhança da Operação Literacia, assume o propósito de potenciar a aprendizagem ao longo da vida e a participação mais ativa na sociedade.

Para além destes novos projetos, a ADEIMA assume um papel ativo na implementação de outras duas respostas concelhias – Matosinhos a Cuidar, projeto de apoio à cuidadores informais e Activa’mente, projeto potenciador de literacia em saúde mental.

Estamos perante um conjunto de ferramentas pensadas como respostas sociais diferenciadoras, que consubstanciam oportunidades de alavancagem de pessoas, famílias e da comunidade, mediante a prossecução de iniciativas centradas no empoderamento, capacitação e participação de cidadãos, cidadãs e organizações, concorrendo para uma sociedade coesa, inclusiva, participada e para a qualidade de vida no território.

#recuperarportugal #ConstruirOFuturo

www.recuperarportugal.gov.pt